Dicas – Aeronáuticos


Pelo alto valor em risco, os seguros de aeronaves são mais complexos do que os de outros bens como automóveis e até imóveis. Porém, como ocorre em todos os seguros, há a questão básica de saber se o consumidor quer o seguro mais barato ou o seguro certo.

O seguro certo é o que atende às necessidades individuais do segurado que diferem muito de um caso para outro. O dono de um avião precisa ter o seguro certo com o melhor preço, não o seguro mais barato. Por isso, a consultoria de um bom corretor de seguros, experiente na área, é essencial nesse caso. Ele vai se certificar de que você sabe todas as opções e, portanto, compre o seguro certo com o melhor preço.

Aqui estão algumas dicas sobre a compra de seguro de aeronaves.

Quase sempre é possível achar o seguro certo.

Ocasionalmente, o corretor contratado pelo dono da aeronave diz que não pode obter o seguro. Isso depois de consultar apenas uma seguradora! Certamente há algumas situações desafiadoras em que o risco pode acabar sendo declinado, mas não se pode saber isso com certeza até que todas as possibilidades sejam esgotadas.

Pense bem antes de comprar.

Esta é uma das coisas mais importantes que qualquer novo proprietário de avião deve se lembrar. Não compre um avião se você não estiver certo que pode encontrar e pagar o seguro correspondente da aeronave. Mais uma vez, procure antes um profissional experiente de seguros de aviação capaz de obter diversas cotações e coberturas para o seu caso.

Conheça bem as suas opções.

É importante para o proprietário fazer a própria avaliação de risco. Identificar todos os riscos que podem acontecer ao seu avião, determinar aqueles que podem ser prevenidos ou mitigados e determinar o nível próprio de conforto para aqueles riscos que não podem ser cobertos.

Por exemplo, o risco de ficar sem combustível pode ser completamente eliminado se os tanques forem checados e mantidos cheios antes de cada voo. Por outro lado, o risco de tempestade pode ser impossível de eliminar inteiramente se o avião operar numa região onde tempestades são mais prováveis ??de ocorrer.

Quando ao seguro de responsabilidade civil de aeronaves, é importante ter limites mais elevados, ou seja, evite contratar um limite inferior para poupar dinheiro. Um sinistro afetando terceiros pode ser gravíssimo.

Verifique os prêmios de seguro de casco antes de comprar e você pode se surpreender. Algumas aeronaves são seguráveis apenas a preços muito altos por causa da idade ou de outros fatores.

Ao comprar o seguro, compare as coberturas e as exclusões, não foque apenas no custo.

Seja flexível

O dono de uma aeronave pode ficar em situação difícil quando vai comprar o seguro. Ele pode ser obrigado a aumentar suas horas de instrução e, portanto, gastar mais do que o planejado para obter o seguro da aeronave. No entanto, você estará tendo proteção ainda maior.

Escolha o corretor certo e apenas um!

Escolha um profissional de seguros de aviação que irá ouvi-lo e entender seus objetivos. Se você não sabe quem contatar, uma dica é pedir indicação a outros proprietários de aviões que estão contentes com o trabalho que corretor está fazendo para eles.

Verifique a reputação da seguradora com quem vai operar. Muitas vezes, o contrato é maravilhoso, mas a assistência  em caso de sinistro não é boa.