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Entenda o seguro de automóveis

Fatos e dados

2016201520142013 2012

Vendas caem 2,8% em jan./set. de 2016

O faturamento (prêmios diretos) do seguro de automóveis caiu 2,8% em jan./set. de 2016 frente ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 23,5 bilhões, contra R$ 24,2 bilhões. As receitas das seguradoras prêmios ganhos) tiveram leve recuo de 0,4%, em igual período comparativo. Os prêmios ganhos saíram de R$ 24,5 bilhões para R$ 24,4 bilhões.

Carro-chefe do mercado segurador, à exceção dos produtos do ramo vida e saúde, o seguro de automóveis mantém a liderança com indicativos consistentes. O seu faturamento (prêmios diretos) respondeu por 45,0% do total arrecadado no ramo de seguros não vida (exceto saúde) em jan./set. de 2016. No mesmo período do ano anterior ficou com 46,4% de participação.

Os sinistros ocorridos aumentaram 4,7%. As seguradoras pagaram indenizações de R$ 15,9 bilhões, enquanto que em jan./set. de 2015 estas significaram R$ 15,2 bilhões.

As despesas de comercialização tiveram queda de 0,4%, alcançando R$ 4,74 bilhões, contra R$ 4,76 bilhões em períodos de comparação idênticos. Com isso, o índice de despesas de comercialização (despesas de comercialização frente a prêmios ganhos) ficou em 19,4% em jan./set. de 2016.

sinistralidade – indicador que mede a relação entre sinistros ocorridosprêmios ganhos – subiu de 61,9%, entre janeiro e setembro de 2015, para 65,1%, no mesmo período de 2016.

Dessa forma, a margem bruta de lucro das seguradoras (prêmios ganhos menos sinistros ocorridos e despesas comerciais) correspondeu a 15,5% da receita do seguro de automóveis em jan./set. de 2016, abaixo dos 18,7% registrados no mesmo período em 2015.

 

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