Preparado para o verão?


20/12/2018  

Com a temperatura avançando além dos 30°C e chegando perto dos 40°C em algumas regiões do país, está claríssimo que o verão chegou.

Para muitas pessoas e empresas, essa é uma estação que oferece quantidade considerável de oportunidades de lazer e de negócios. No entanto, juntamente com tais possibilidades, surgem vários riscos. Conhecer esses riscos e ter os seguros adequados para se proteger deles é importante. Consideremos.

Enchentes e quedas de energia elétrica

O verão coincide com a temporada de chuvas fortes e o perigo das enchentes. Milhares de imóveis, veículos e vidas são prejudicados todos os anos no Brasil por esse fenômeno. No caso das residências e locais de trabalho, os prejuízos possíveis são diversos: imóveis alagados, paredes danificadas, móveis e eletrodomésticos perdidos, alimentos estragados e até danos estruturais irreversíveis à construção. No caso de automóveis, com a água entrando no motor, o comprometimento total da parte mecânica e da elétrica é sempre possível e, no caso de submersão completa, o veículo nunca voltará a ser o que era.

O aumento da temperatura também aumenta as chances de queda de energia. Relâmpagos (e o Brasil é dos países mais atingidos por eles) ou rede elétrica sobrecarregada por aparelhos de ar condicionado, refrigeradores etc podem inutilizar equipamentos eletrônicos que não estão protegidos contra os surtos de tensão. Quase todos dependemos hoje desses aparelhos e mais ainda de computadores conectados à rede de eletricidade. Logo, é importante nessa época do ano ter protetores contra esses surtos de tensão. Além disso, sua casa e, principalmente, sua empresa também devem ter uma fonte alternativa para garantir que uma queda de energia não interrompa as operações comerciais normais.

O mercado de seguros pode ajudar o cidadão a enfrentar esses prejuízos. A apólice compreensiva (ou multirrisco) do seguro residencial e do seguro empresarial tem como cobertura básica e obrigatória prejuízos originados por incêndio, queda de raio e explosões causadas por gás empregado na iluminação ou no uso interno. O consumidor e o empresário podem no entanto contratar coberturas adicionais e opcionais para lucros cessantes, alagamento e inundações que garantem indenização para os danos causados no imóvel em consequência desses eventos.

Idem para o seguro compreensivo de automóveis que cobre ampla gama de riscos: raio, incêndio ou explosão; roubo ou furto total ou parcial; colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; queda sobre o veículo de objeto externo (exemplo, árvores); ato danoso praticado por terceiros; alagamento, enchente e inundação inclusive de veículos guardados no subsolo; ressaca, vendaval, granizo e terremoto. Além disso, o segurado pode contratar coberturas adicionais contra danos a terceiros que ele tenha causado na direção do veículo (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos) e contra danos causados aos passageiros do veículo segurado (Acidentes Pessoais de Passageiros).

Doenças do calor

Se você vai viajar para regiões de praia, fazer esportes ao ar livre ou se as operações comerciais de sua empresa exigem que funcionários trabalhem ao sol, isso aumenta significativamente o risco de doenças relacionadas ao calor, como desidratação, insolação e queimaduras.

A insolação é uma condição séria que acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40°C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. Se não for tratada rapidamente, pode ser fatal. É bom, portanto, atentar para os primeiros sinais de exaustão pelo calor, a saber, taquicardia, pele seca e quente ao toque, suor excessivo, dor de cabeça latejante, náusea, tontura e confusão mental. Você pode ajudar seus familiares, amigos e funcionários a se protegerem, incentivando-os a beber muita água, usar roupas leves e de cores claras e fazer pausas frequentes na exposição ao sol.

Queimaduras solares podem ser muito mais perigosas do que se pensa. Muitas vezes, a exposição direta à luz solar pode resultar em bolhas e queimaduras de segundo grau e a exposição prolongada, em vários tipos de câncer de pele. Na praia ou no trabalho ao ar livre, é importante que todos usem rotineiramente protetor solar com FPS alta, roupas adequadas, chapéus e óculos de sol. Por fim, você deve evitar tomar sol direto entre 10 e 16 horas e, no caso, de seus funcionários, procurar fazer rodizio entre eles para minimizar a exposição ao sol.

Viagens

A estação do ano mais utilizada pelos turistas para viajar é o verão, incluindo países com praias e uma atmosfera tropical. A maioria das pessoas se preocupa com os riscos à saúde durante a viagem, causados por acidentes e doenças intempestivas, mas há também outros riscos como crimes contra o turista desavisado (assaltos, roubos de laptops ou pertences do viajante), acidentes de automóvel, cancelamentos de voos, perda de bagagens etc.

O mercado de seguro pode ajudá-lo a se proteger das perdas derivadas desses riscos e o preço do seguro viagem é relativamente baixo. Escolha seu seguro com base na viagem que você escolheu fazer e nas suas circunstâncias pessoais (idade, saúde, finanças etc). E saiba que, desde 2016, o seguro viagem passou a contar com coberturas importantes de saúde que o diferenciam do que era antes – um seguro de acidentes pessoais de curta duração, isto é, vigente apenas na viagem. O seguro passou a ter coberturas básicas de despesas médicas, hospitalares, traslado de corpo, traslado médico etc. Entretanto, no caso de doença preexistente, as coberturas de despesas médicas e hospitalares valem apenas quando geram quadro clínico de emergência ou urgência e limitadas às despesas necessárias à estabilização do segurado e que lhe permitam continuar viagem ou retornar a sua residência.

Além disso, os contratos de seguro viagem podem, facultativamente, oferecer coberturas para extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem, cancelamento de viagem, regresso antecipado e outras mais. O menu é diversificado e há planos para quem viaja sozinho com frequência, para a família e para executivos a trabalho.

Aproveitemos o verão!