Cada vez mais seguras


09/03/2012  

O mercado de seguros brasileiro está cada vez mais antenado com as vontades e necessidades femininas

Elas são 97 milhões e correspondem a 51% da população brasileira. Têm vontades, necessidades, desejos específicos, alguns bem diferentes dos homens, e que vêm sendo cada vez mais compreendidos e realizados pelo mercado de seguros brasileiro.

Ainda não há estatísticas oficiais das entidades do setor quantos aos números dos produtos de seguro oferecidos por gênero, mas é notório que cada vez mais seguradoras investem em produtos para as mulheres.

“Temos notícia, pelas empresas reguladas pela Susep, que este é um ramo em crescimento acentuado e um grande diferencial é que esses produtos, principalmente os seguros de vida voltados exclusivamente para mulheres, além das coberturas tradicionais, oferecem muitas vezes cobertura para doenças graves específicas como câncer de mama, câncer de colo de útero, entre outras”, conta Clarimundo Flores, da Assessoria de Imprensa da Superintendência.

Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora-executiva da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), comenta ainda: “a ideia de segurança e proteção, inerente ao seguro, sempre esteve ligada à figura da mulher. Atualmente o mercado oferece seguros dos mais variados tipos, inclusive o seguro de automóveis e de vida, com foco nas mulheres. Cada vez mais as empresas procuram criar produtos que atendam às necessidades específicas do público feminino. São clientes exigentes, que sabem o que querem, exercem algum tipo de atividade e, a grande maioria, possui fonte de renda própria”.

Saúde e beleza

As mulheres costumam ser as responsáveis pela saúde e bem estar da família. Não é à toa que geralmente fica a cargo delas cuidar da alimentação, do abastecimento da casa, e da saúde de marido e filhos. Produtos voltados para essas áreas, portanto, tendem a ter um apelo especialmente interessante para esse público.

A Marítima Seguros, por exemplo, conta com alguns serviços especiais para o público feminino. Na área de Seguros de Vida, por exemplo, a companhia disponibiliza serviços como Assistência Nutricional, no qual a segurada conta com um programa de saúde e bem estar com dicas personalizadas. Esse serviço inclui traçar o perfil nutricional do segurado a partir do IMC, antecedentes nutricionais, patológicos e culturais; oferecer orientação sobre cardápios a partir desse perfil e ainda orientação sobre compra de alimentos.

Advertisements

Outro serviço que atende a uma preocupação mais expressa por mulheres é a Assistência a Filhos. Por meio desse recurso são oferecidos serviços como o de baby sitter e transporte escolar em caso de hospitalização da segurada, remoção médica para a mãe ou filho acidentado ou baby sitter para criança doente. “As mulheres têm cada vez mais assumido a chefia das famílias, o que as alçou ao patamar de decisoras importantes no momento da aquisição de um produto ou serviço. Os fatores que mais as influenciam também são diferentes dos homens. Elas buscam, geralmente, produtos com serviços agregados que possam dar suporte à sua família, sobretudo os filhos, no caso de sua ausência”, considera Mario Jorge Pereira, diretor executivo da Marítima Seguros. Em 2011, só a carteira de Pessoas na Marítima Seguros observou um crescimento da ordem de 19,8%.

Mulheres ao volante

Outro tipo de produto que tem feito muito sucesso entre elas é o seguro automóvel com serviços exclusivos que podem ser de grande valia para as mulheres. “O Porto Seguro Auto Mulher, por exemplo, oferece várias opções de coberturas e de franquias, e a possibilidade assistências especiais na manutenção do veículo e serviços residenciais, descontos em estabelecimentos voltados ao bem-estar pessoal, entre outros. Além disso, a segurada conta com uma série de serviços e benefícios, já disponíveis no seguro Automóvel da Companhia.

“A partir de uma pesquisa que realizamos, detectamos que as mulheres cada vez mais precisam de praticidade para conciliar os cuidados consigo mesmas, com a carreira e a família”, comenta Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro. “Desenvolvemos a nova cláusula para atender necessidades que vão além do seguro, amparando as seguradas em diversas situações”, completa.

Cada vez mais participativas na vida econômica, política e social do país, o que se pode esperar é que o mercado de seguros veja nas mulheres um vasto campo de oportunidades. Afinal, toda mulher gosta de se sentir segura.